Audiência pública debate planejamento de Itacaré nos próximos anos
- Márcio Leal
- 10 de abr.
- 2 min de leitura

A prefeitura de Itacaré (BA) promove nesta sexta-feira (11/4), às 10h, audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 e da Lei do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. O encontro, aberto a toda a população, ocorrerá na Câmara de Vereadores.
A elaboração das duas leis envolve ampla participação popular, além de proposições técnicas das áreas da gestão municipal e debates com vereadores. A gestão municipal também está realizando consulta pública online sobre o tema.
"É muito importante que todo mundo que mora em Itacaré participe dessa audiência e contribua na consulta online. Essas são oportunidades para que as pessoas possam apontar suas dificuldades e sugerir onde a prefeitura deve investir seus esforços", explica o diretor financeiro e coordenador de projetos do Instituto Tijuípe, Márcio Leal.
A LDO é redigida e aprovada todo ano. Seu objetivo é definir as prioridades e diretrizes da prefeitura para o ano seguinte, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual. Na LDO 2025, por exemplo, graças à participação social, o setor cultural ganhou mais força, o que permite hoje a nova gestão da secretaria municipal dar importantes passos.
Já o PPA é um documento que planeja os investimentos na cidade para quatro anos. Ele serve como um guia para a prefeitura saber o que a população mais precisa e poder atuar. O PPA 2022-2025 foi elaborado em 2021 e, neste ano, será desenvolvido para o período que vai de 2026 a 2029.
Segundo Márcio Leal, é importante que as pessoas busquem garantir o atendimento às suas necessidades. "Pessoal do esporte, da cultura, da agricultura familiar, do meio ambiente, dos bairros. Enfim, todo mundo precisa registrar suas demandas. É dessa forma que a prefeitura consegue enxergar de forma mais ampla o trabalho que precisa ser feito, se planejar e trazer as melhorias para a cidade."
Comments