Cursos capacitam para combater o racismo nas escolas
- Márcio Leal
- 28 de fev.
- 1 min de leitura

Professores, professoras e profissionais de gestão das escolas podem se inscrever nos novos cursos "Solução Educacional de Equidade Étnico-racial na Educação Infantil" e "Solução Educacional de Equidade Étnico-racial nos Anos Finais do Ensino Fundamental", disponíveis na plataforma Escola Fundação Itaú.
Eles apresentam como a desigualdade racial afeta estudantes negros, negras e indígenas. E oferecem estratégias pedagógicas para que profissionais de educação, que atuam com estudantes na primeira infância e na adolescência, possam combater o racismo no ambiente escolar.
"As leis 10.639/03 e 11.645/08, que incluíram a cultura e história afro-brasileira e indígena no currículo escolar, são importantes no combate à desigualdade racial. Apesar dos esforços, as dificuldades de implementação de práticas pedagógicas ancoradas a estas leis ainda não são uma realidade na educação básica, seja por falta de apoio institucional ou de formação adequada sobre o tema", explica Cláudia Nascimento, coordenadora de Soluções Educacionais do Itaú Social.
Com duração de 30 horas e certificação, as formações são online e gratuitas. Pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que oito em cada dez mães e pais de alunos afirmam que atividades que valorizam diferentes etnias contribuem para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
"Valorizar as culturas afro-brasileira e indígenas em sala de aula, por meio de práticas pedagógicas, é essencial para promover uma educação mais pluriétnica e inclusiva. Essa é uma abordagem com potencial para superar as desigualdades raciais na aprendizagem e no acolhimento de crianças e adolescentes impactados por essa violência histórica", afirma Cláudia.
Comments