Literatura afro infantojuvenil pode concorrer a prêmios de R$ 20 mil
- Márcio Leal
- 26 de fev.
- 1 min de leitura

Estão abertas, até 25 de abril, as inscrições para o Prêmio Nacional de Afroliteratura Infantojuvenil Erê Dendê. Realizado pelo Ministério da Igualdade Racial e pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, a iniciativa inédita valoriza e preserva as tradições dos povos e comunidades de matriz africana e dos terreiros.
Podem ser inscritas obras literárias infantojuvenis e afrocentradas de qualquer gênero ou categoria, em primeira edição, publicadas no Brasil entre 2022 e 2024, em língua portuguesa, em formato impresso ou digital e que possuam número de ISBN e ficha catalográfica.
São 10 prêmios de R$ 20 mil cada. Nove serão decididos pelo Júri Oficial, que vai levar em conta a qualidade literária, a promoção e valorização das tradições de povos e comunidades tradicionais de terreiro e de matriz africana, a contribuição para a formação do leitor infantojuvenil, o potencial de inovação e a identidade e pertencimento.
O outro será por Júri Popular, com votos online únicos e registrados por CPF no site do concurso. A votação está prevista para ocorrer de 2 a 30 de junho.
Comments