Edital apoia espetáculos teatrais, de circo e de dança de todo o país
- Márcio Leal
- 11 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

O Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) está com inscrições abertas para o edital Cultura Plural. Serão selecionados espetáculos de teatro, dança, circo, teatro de formas animadas, teatro performativo e outros formatos das artes da cena que tenham participação majoritária e promovam o protagonismo de artistas com deficiência, artistas negros, artistas indígenas e artistas da comunidade LGBTQIAPN+.
"Nossa missão é viabilizar a equidade de oportunidades para uma maior diversidade de artistas, enquanto estimulamos a produção de obras originais e a difusão de espetáculos e formamos novas plateias para as artes cênicas", explica Débora Viana, gerente executiva de Cultura do Sesi-SP.
As inscrições estão abertas até 17 de janeiro e as apresentações ocorrerão durante 2025 e 2026, podendo ser individuais, temporadas ou circulação nos espaços culturais do Sesi-SP. Podem participar pessoas físicas de todo o país, sendo que deverá ser indicada uma pessoa jurídica (empresa ou cooperativa) para finalizar a contratação.
O Sesi-SP não divulga a quantidade de projetos nem os valores mínimos e máximos. O apoio financeiro pode ser total, parcial ou apenas envolver a cessão do espaço.
Projetos que possuam patrocínio ou que tenham captação de recursos por meio de leis de incentivo à Cultura podem receber apoio, a título de complementação de recursos. As informações referentes a outras fontes de recursos precisam estar claramente expressas no formulário de inscrição.
Espetáculo não inéditos não precisam enviar proposta orçamentária no momento da inscrição, sendo os valores posteriormente negociados entre o Sesi-SP e as pessoas proponentes no momento da contratação, onde serão considerados os custos de produções para a realização das apresentações.
Já os inéditos devem detalhar de forma completa a proposta orçamentária, contemplando cachês, equipe de montagem/desmontagem e bastidores, equipe de produção, operadores técnicos – iluminação, áudio e vídeo –, transporte de equipe e cenário, hospedagem, alimentação das equipes, licenciamento/cessão das criações intelectuais integrantes do projeto, imagens/fotos, ECAD e outros licenciamentos – se for o caso –, tratamento antichamas e ART/RRT do cenário – se solicitado –, seguro para todos da equipe, custos administrativos e financeiros, sala de ensaio e outros custos imprescindíveis.
E ainda devem incluir no orçamento a circulação do espetáculo, com quatro apresentações em outras duas cidades a serem definidas posteriormente, totalizando 12 apresentações, contando estreia e circulação.
Na inscrição de projetos inéditos e não inéditos, ainda deve ser apresentada contrapartida de atividades formativas (oficina, workshop, palestras etc.) com carga horária mínima de 3h.
コメント