Edital apoia projetos de regeneração da Mata Atlântica
- Márcio Leal
- 5 de fev.
- 2 min de leitura

Estão abertas, até 10 de março, as inscrições de projetos no edital "Mata Atlântica Viva – Apoiando Soluções para Conservação e Regeneração". O objetivo é impulsionar projetos que ampliem a autonomia de organizações comunitárias, possibilitando que a comunidade seja protagonista em suas iniciativas socioambientais com foco na restauração e recuperação da Mata Atlântica e construção de protocolos para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Serão apoiados até 53 projetos de até R$ 60 mil cada, em quatro eixos prioritários:
Apoios às ações comunitárias e de geração de renda que permitam cuidar dos territórios degradados, através de educação ambiental, saneamento, resíduos sólidos, entre outras soluções, assim como atividades de fortalecimento das cadeias produtivas locais com foco na geração de renda e manutenção das tradições das populações locais (ex.: agroecologia, turismo local de aventura e de natureza, culinária tradicional, entre outros);
Recuperação e Restauração da Mata Atlântica, em especial em região de nascentes e recomposição de bacias hidrográficas, sendo bem-vindos projetos com a utilização de técnicas das populações tradicionais e de sistemas agroflorestais.
Incidência em políticas públicas, com o fomento à participação da sociedade civil no desenvolvimento de políticas relevantes para a conservação da Mata Atlântica, incluindo a inclusão em comitês de bacias hidrográficas, Conselhos de Unidades de Conservação e Conselhos Municipais de Meio Ambiente.
Prevenção de desastres a partir de estratégias locais para minimizar efeitos de eventos climáticos extremos.
Podem se inscrever organizações da sociedade civil que representem comunidades locais ou tradicionais, rurais ou urbanas, que desenvolvam atividades de baixo impacto ao meio ambiente. Elas não podem ter tido orçamento superior a R$ 300 mil em 2024 e estar com a documentação regularizada.
Comments