Iniciativas socioambientais urbanas têm edital aberto até 14 de fevereiro
- Márcio Leal
- 4 de jan.
- 2 min de leitura

Estão abertas, até 14 de fevereiro, as inscrições de projetos na chamada Soluções Socioambientais para Centros Urbanos, realizada pela Aipê – Aliança pela Inclusão Produtiva. A finalidade é preparar e integrar a população em vulnerabilidade em segmentos que fortalecem a transição para um país mais sustentável e resiliente às mudanças climáticas.
Para isso, serão apoiadas iniciativas de empreendedorismo coletivo nos segmentos de Reciclagem, Economia Circular, Agricultura e Agroecologia Urbana e de empregabilidade no setor de Energias Renováveis. O suporte financeiro varia entre R$ 400 mil e R$ 800 mil, ao longo de 18 meses, além de envolver mentorias, oficinas temáticas e reuniões periódicas. Ao término do apoio, os projetos serão monitorados por mais um ano para avaliação dos resultados.
Três perfis de organizações podem participar: Associações ou Cooperativas que realizem negócios coletivos de produção ou prestação de serviços socioambientais, compostos por população de baixa renda; Redes de
Organizações já constituídas ou em criação, formadas por duas ou mais, dentro de um mesmo processo produtivo em um território; e Organizações Intermediárias facilitadoras que conectam projetos e iniciativas com recursos, conhecimentos e redes de apoio, impulsionando e coordenando ações em larga escala.
Para as ações de empreendedorismo coletivo, os projetos devem contemplar os eixos:
Fortalecimento ou aprimoramento das operações, por meio de destinação de recursos para melhoria de infraestrutura, logística, produção e comercialização;
Assessoria técnica para o negócio, incluindo apoio para formalização, incubação de empreendimentos e qualificação da produção; e
Formações e capacitações que possam contribuir para a qualificação técnica, profissional e desenvolvimento socioemocional.
Já as de empregabilidade em Energias Renováveis deve envolver a capacitação para o mercado de trabalho, incluindo competências técnicas e socioemocionais, vivências práticas e acompanhamento da inserção no mercado.
Comments