Inscrições para agentes de economia solidária são prorrogadas até 12/1
- Márcio Leal
- 28 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

As pessoas interessadas em concorrer às 500 vagas para atuar como agentes territoriais de economia popular e solidária podem se inscrever até 12 de janeiro. A prorrogação do prazo foi anunciada nesta sexta-feira (27/12).
A participação no Programa de Formação Paul Singer, do Ministério do Trabalho e Emprego, tem vagas distribuídas em todos os estados. A maior quantidade é em São Paulo (48), seguido por Minas Gerais (44), Rio Grande do Sul (40) e Bahia (36).
Agentes vão atuar em duplas em seus estados, realizando articulação e execução de políticas públicas nos níveis municipal e estadual voltadas para a economia popular e solidária. Além disso, serão responsáveis por mapear e registrar as iniciativas, contribuindo para o fortalecimento e a expansão desse segmento.
A bolsa é de R$ 3,9 mil mensais, para jornada de 40h semanais, incluindo custos de transporte e alimentação. A contratação inicial é por 12 meses, podendo ser renovada anualmente mais duas vezes. O resultado final do edital deve ser divulgado em 15 de abril e as atividades estão previstas para iniciar em 22 de abril.
Inscrições
Para a inscrição, além do preenchimento de formulário com anexos de documentos, a pessoa deve incluir um vídeo, de até quatro minutos, com uma apresentação pessoal que demonstre, de forma objetiva e clara, sua experiência e vivência em economia popular e solidária, educação popular, movimentos populares e atuação para promoção de valores democráticos, da equidade de gênero, combate e superação do racismo e outras formas de discriminação social. Ainda deve expor seu interesse em atuar como agente territorial e como se dá sua atuação no território de inscrição.
O processo seletivo tem duas fases não presenciais, classificatórias e eliminatórias. A primeira equivale a 40% da nota final e corresponde à análise e avaliação dos documentos e informações enviados pelo formulário de inscrição e das experiências comprovadas. A segunda fase equivale a 60% da nota final e consiste na análise e avaliação do vídeo enviado no formulário de inscrição.
Das vagas disponíveis, será garantida, no mínimo, 20% para pessoas pretas, pardas e indígenas, 10% para pessoa com deficiência e 5% para pessoas LBGTQIAPN+. Para concorrer às cotas, deve ser incluída autodeclaração no formulário de inscrição, conforme modelo do edital.
Comments