Programa vai levar estudantes e docentes a Angola, Peru e República Dominicana
- Márcio Leal

- 28 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Estão abertas, no Portal da Capes, as inscrições para as edições de 2025 do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul. O programa tem como objetivo promover intercâmbios de curta duração, incentivando a troca de experiências e o fortalecimento de práticas voltadas à implementação de uma educação antirracista no Brasil e em outros países do sul global.
A iniciativa está lançada no Edital Conjunto nº 4/2024 e contempla edições no Peru, em Angola e na República Dominicana. Para o Peru, serão selecionadas 50 professoras e professores da educação básica de instituição de ensino pública brasileira que se autodeclaram negras ou quilombolas. Em Lima, as pessoas selecionadas participam de ações formativas com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em visitas guiadas em escolas, locais históricos e museus. As inscrições vão até 30 de janeiro.
Já nas edições de Angola e da República Dominicana, 50 estudantes serão apoiados para cada destino. Essas pessoas precisam ser pretas, pardas ou quilombolas e estarem matriculadas a partir do 5º semestre de cursos de licenciatura em instituições públicas de ensino superior.
O intercâmbio em Angola será realizado em parceria com a Universidade Agostinho Neto, em Luanda. Na República Dominicana, a parceria é com a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO). Durante as viagens, haverão diferentes atividades formativas, participação em seminários, visitas guiadas em escolas, locais históricos e museus. Inscrições ficam abertas até 27 de fevereiro.
Para todas as edições, quem for selecionado, vai receber apoio financeiro para compra das passagens aéreas nacionais e internacionais, seguro saúde, reembolso para a emissão de passaporte e solicitação de visto de entrada (quando for necessário) e R$ 13,5 mil para custear as 15 diárias.
A ação é uma parceria do Ministério da Igualdade Racial, Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).




Comentários