top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Edital fomenta doutorado e pós-doutorado para mulheres



👩🏿‍🔬 Mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas têm até 31/1 para se inscrever no edital Atlânticas.


👩🏾‍💻 O programa vai conceder bolsas de doutorado-sanduíche e pós-doutorado no exterior para aumentar a presença e permanência dessas mulheres na ciência brasileira.


✅ O governo federal vai investir R$ 6 milhões em 40 a 50 bolsas. "A gente aposta na importância que tem a diversidade para produção de conhecimento mais diverso”, afirma a secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial, Márcia Lima.


🤓 Para a inscrição, as candidatas devem estar matriculadas em curso de doutorado no Brasil reconhecido pela CAPES; ter conhecimento do idioma utilizado na instituição de destino; e ter anuência do coordenador do curso de pós-graduação e dos orientadores no país e no exterior.


🧐 Orientadores e orientadoras da instituição de destino das candidatas ao doutorado-sanduíche devem ser pesquisadores com produção acadêmica consolidada e relevante para desenvolvimento complementar da tese de doutorado.


👉🏿 E, para concorrer às bolsas de pós-doutorado no exterior, é necessário possuir título de doutora quando da implementação da bolsa; dedicar-se integralmente às atividades programadas na instituição de destino; para ex-bolsista de doutorado no exterior de agência nacional, observar o tempo mínimo de permanência no Brasil exigido pela agência; e cumprir interstício mínimo de 3 anos entre dois pós-doutorados no exterior com bolsa.


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page