top of page

Inscrições para Bolsa Atleta 2024 seguem até 1º de abril

  • Foto do escritor: Márcio Leal
    Márcio Leal
  • 28 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura


As inscrições para o programa Bolsa Atleta 2024 seguem até o dia 1º de abril. O Edital nº 1/2024 vai contemplar as categorias de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica, Paralímpica e Surdolímpica.

 

Pela primeira vez na história do programa, ele vai apoiar atletas gestantes e puérperas, com deficiência auditiva e guias e auxiliares do esporte paralímpico. Grávida de nove semanas, a paraibana Natália Almeida fará sua inscrição com a certeza de que, após a gravidez, não terá que abandonar o esporte. "Quando vi o edital e li as informações, isso me deu a certeza de que eu vou voltar. É uma segurança. A cabeça fica mais firme. Saber que estamos resguardados por isso, que vou ter essa ajuda, para mim representou uma tranquilidade absoluta."

 

Seu marido, Cícero Nobre, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021 e foi ouro Mundial de Dubai e nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, ambos em 2019. Ele recebe o incentivo do governo federal desde 2015. "Para mim, o esporte e o Bolsa Atleta mudaram tudo na minha vida. Eu venho de família humilde, nasci no sertão da paraíba, e quando cheguei na capital João Pessoa e comecei a treinar muita gente me disse que eu tinha que desistir, que aquilo não daria futuro. Mas eu não desisti e logo em sequência comecei a ganhar o Bolsa Atleta."

 

Em 2023, o investimento federal no Bolsa Atleta foi de R$ 120,5 milhões, o que garantiu benefícios a 8.057 atletas contemplados pelo programa. Para 2024, a projeção é de que R$ 162 milhões sejam aplicados. A expectativa é de que 10 mil atletas sejam contemplados, o que representaria o recorde do programa em uma única temporada.

 

Um dos maiores programas de patrocínio individual a atletas no mundo, as bolsas são pagas diretamente a esportistas e garante que representantes de modalidades olímpicas e paralímpicas se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento.

 

"O Bolsa Atleta é um instrumento fundamental para a manutenção dos atletas e do esporte brasileiro", afirma Ricardo Moreira, presidente da Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (CBSO) e que chefiou a equipe brasileira da modalidade Jogos Olímpicos do Rio 2016 e Tóquio 2021.


"Hoje, a grande maioria dos atletas depende diretamente da Bolsa Atleta para poder ir para o treino, para poder comprar um material adequado para o treinamento, às vezes para participar de um treinamento mais específico ou de uma competição. O Bolsa Atleta é o instrumento que faz toda a diferença na vida do atleta, tanto no de base quanto no de alto rendimento", explica Moreira.


Comments


Logomarca comemorativa de 30 anos do Instituto Tijuípe
Estamos nas Redes
  • Facebook Clean Grey
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Tumblr Ícone
Endereço

Rua do Campo, 280

Entorno do Centro

45.530-000 - Itacaré (BA)

​​​

© 2023 by ECO THUNDER / Designer Mídia.Com

bottom of page