Inscrições para edital da CAIXA Cultural estão abertas até 13 de junho
- Márcio Leal

- 9 de mai.
- 2 min de leitura

A Seleção CAIXA Cultural – Programação 2026/2027 já está recebendo propostas artísticas para ocupação das unidades culturais em Brasília, Belém, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O banco público federal vai investir R$ 120 milhões para compor a agenda entre janeiro de 2026 e dezembro de 2027.
Inscrições estão abertas e seguem até o dia 13 de junho. Podem participar pessoas jurídicas e microempreendedores individuais cujo objeto social seja voltado à atividade cultural. Cada proponente pode apresentar até 10 propostas, independente do segmento ou de haver itinerância.
As iniciativas poderão ser inscrita nas seguintes áreas e segmentos:
Artes Visuais: exposições individuais ou coletivas, videoinstalação, intervenção e novas tecnologias ou performances
Teatro: espetáculos, mostras e festivais;
Dança: espetáculos, mostras e festivais;
Música: apresentações individuais ou de grupos e festivais;
Cinema: exibição de mostras e festivais; e
Vivências: Encontros, ciclo de debates e palestras, eventos literários e outros projetos de arte integrada.
Projetos multilinguagem deverão ser inscritos no segmento predominante. Festivais de teatro, dança e música devem ter atividades previstas para os espaços da CAIXA Cultural.
O valor do patrocínio máximo para as propostas selecionadas é de R$ 600 mil. Não é obrigatório estar aprovada na Lei Rouanet.
Não serão apoiados projetos de edição e/ou publicação de obras literárias; produção de obras musicais (gravações de álbuns, EP, single etc.) ou audiovisuais; criação ou manutenção de sites na internet e de softwares; aquisição ou manutenção de instrumentos, equipamentos ou acervos; entre outros previstos no regulamento.
Última edição
Para programação da CAIXA Cultural de 2025 o edital anterior recebeu 6.144 inscrições, sendo selecionados 138 iniciativas para a programação de janeiro a dezembro, entre exposições, shows, espetáculos, festivais e outras ações. Desse total, 34 são itinerantes e ocupam mais de uma unidade cultural.




Comentários