Jogo online conta história do samba na Pequena África
- Márcio Leal
- 10 de mar.
- 2 min de leitura

A história do samba na Pequena África, no Rio de Janeiro (RJ), agora pode ser conhecida de um jeito diferente. A Organização dos Remanescentes da Tia Ciata e espaço cultural convida o público para uma viagem no tempo com o jogo online Ciatinha na Pequena África. Interativo, ele une aventura, história e cultura.
Pequena África é o nome dado a uma região na zona portuária da capital do Rio, onde se encontram comunidades remanescentes de quilombos e outros locais habitados por escravizados alforriados. De 1850 a 1920, ela foi frequentada por grandes figuras negras do mundo musical carioca, como Pixinguinha, Donga, João da Baiana e Heitor dos Prazeres, que se reuniam na casa da ialorixá Tia Ciata para as rodas de batuque africano. Ela trabalhava como doceira na Rua da Carioca, sempre vestida de baiana, e foi líder cultural e mãe de 16 filhos.
O jogo 3D, que é gratuito, oferece uma experiência imersiva e educativa e transporta jogadores e jogadoras para a Cidade Maravilhosa dos anos 1900, com a personagem que leva o nome Ciatinha ajudando a desvendar o mistério por trás do seu nome. Durante a jornada, é possível explorar a Pequena África e interagir com figuras históricas como as baianas Tia Ciata e Tia Sadata, mergulhando nos bastidores da resistência negra e na essência do samba.
"Trazer a história do samba e da Pequena África para um jogo interativo é mais uma forma de manter viva a memória do nosso povo e fortalecer a identidade cultural das novas gerações. Queremos que cada jogador se sinta parte dessa trajetória e perceba a importância da nossa herança", explica Gracy Mary Moreira, gestora da Casa e bisneta de Tia Ciata.
Comments