Mestrado gratuito em Artes da Cena segue com inscrições abertas
- Márcio Leal
- 27 de jan.
- 2 min de leitura

Seguem abertas, até esta sexta-feira (31/1), as inscrições para a quarta turma do Mestrado Profissional em Artes da Cena. O programa de pós-graduação stricto sensu é realizado pela Fundação Itaú Cultural e pela Escola Superior de Artes Célia Helena e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.
O curso é gratuito, com duração de dois anos, síncrono e online. São 25 vagas e as aulas estão previstas para começar em 21 de maio.
O objetivo é aprofundar saberes sobre mediação cultural, teatro, dança, performance e outras áreas de expressão cênica, além de desenvolver a criatividade. É possível desenvolver pesquisa em uma das quatro linhas:
Processos criativos: criação propriamente dita de espetáculos autorais inéditos nas diversas modalidades das artes da cena (teatro, dança, performance, circo etc.), além de produtos de natureza não especificamente cênica, mas a ela relacionados por temática, por técnica ou por outros vínculos transversais (exposições, filmes, registros audiovisuais etc.).
Processos pedagógicos: criação, sistematização ou relatos de conceitos e de práticas associados ao vasto campo das práticas pedagógicas em artes da cena, incluindo o ensino formal (em seus diversos níveis), o ensino não formal (de natureza institucional ou não) e outras ações de mediação e de disseminação de saberes associados à formação para a arte ou por meio da arte.
Gestão de processos: criação, sistematização ou relatos de conceitos e de práticas associados ao vasto campo da gestão de processos em artes, incluindo-se aí, entre outras vertentes, a produção de espetáculos, a administração de espaços, a administração de pessoas e de grupos, a gestão institucional, práticas e processos de mediação e práticas de seleção e de curadoria em artes da cena.
Memória e acervo: registro crítico de memórias associadas à criação ou à recepção de espetáculos e de outras produções artísticas (inclusive em caráter autorreferencial), produções biográficas associadas à trajetória de artistas ou de instituições de alta relevância para as artes e sistematização (em diversos formatos e suportes) de acervos pessoais ou institucionais de relevância para a pesquisa em artes.
Para se inscrever, além de preencher o formulário no site da Fundação Itaú Cultural, a pessoa deve anexar os seguintes documentos: Curriculum Vitae ou Currículo Lattes (não serão aceitos currículos no formato de portfólio); Cédula de identidade (RG/RNE/CRNM); Diploma frente e verso; e Histórico escolar da graduação (junto com atestado de validação no Brasil, caso se trate de título obtido em universidade estrangeira).
Comments