Ministério abre inscrições para formação em agente cultural
- Márcio Leal
- há 7 dias
- 1 min de leitura

Habilitar estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da área da cultura para organizar, planejar, promover e gerenciar atividades e eventos culturais. Esse é o objetivo do curso Agente Cultural, lançado nesta sexta-feira (28/3) pelo Ministério da Cultura.
Com carga horária de 160h, a formação é gratuita e online. Seu conteúdo, em cinco módulos, trata da importância dos patrimônios, da diversidade e da gestão cultural, entre outros tópicos essenciais à atuação qualificada de agentes culturais nas comunidades. Também explora as várias linguagens artísticas, como o teatro, as artes visuais, a dança, reflete sobre a produção e o gerenciamento dessas atividades na sociedade e trata do planejamento, gestão e liderança no meio cultural.
"O curso possibilita a formação crítica de sujeitos para atuar em espaços culturais, bem compreender sobre a dinâmica de trabalho a partir da utilização de equipamentos culturais como museus, galerias e outros", explica a professora, doutora e coordenadora dos cursos de Formação Inicial e Continuada da Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult), Nayara Joyse Silva Monteles.
Ela explica que a iniciativa abrange a dimensão conceitual e prática sobre a atuação de agentes culturais. "O material formativo promove discussões que valorizam a diversidade cultural, a possibilidade de criação de redes para promoção da cultura em uma perspectiva ampliada e, também, destaca a importância da economia criativa."
Além das aulas expositivas, participantes terão acesso a uma sala de aula virtual com atividades interativas e práticas. As metodologias incluem videoaulas, estudos de caso e exercícios que estimulam diferentes habilidades técnicas e criativas. As inscrições ficam abertas até 28 de junho.
Muito válido pra atua na área de cultura parabéns pela iniciativa.