Municípios precisam se recadastrar no Mapa do Turismo Brasileiro
- Márcio Leal
- 8 de mar. de 2024
- 1 min de leitura

As prefeituras devem ficar atentas ao prazo de renovação dos cadastros no Mapa do Turismo Brasileiro. A ferramenta orienta a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos pelo governo federal para a elaboração e revisão de planos, estudos e planejamentos para fortalecer a gestão descentralizada, obras de infraestrutura turística e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
"Manter o Mapa do Turismo atualizado é essencial para a gestão do turismo no país, em especial com a retomada do setor a nível nacional. São esses dados que nos ajudam a formular políticas públicas cada vez mais eficazes, capazes de provocar mudanças positivas na vida da nossa população", enfatiza o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Os cadastros não renovados após o prazo estipulado são automaticamente excluídos do Mapa do Turismo Brasileiro. Para auxiliar municípios, regiões e estados a não perderem o prazo, o Ministério do Turismo envia notificação com 60 dias de antecedência ao vencimento da data dos registros.
Em Itacaré, o cadastro tem validade até 13 de abril. Em Uruçuca, o prazo vai até 29 de março. Além de certificar os municípios, o Mapa também reconhece os Conselhos Municipais (que também vence em 13/4 em Itacaré) e instâncias de governança regional, como a Câmara Técnica da Costa do Cacau.
Comments