top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Ocupação desordenada é a principal preocupação ambiental em Itacaré


A ocupação desordenada, com a criação de loteamentos e condomínios, é a principal preocupação de 30,1% das pessoas que vivem na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa de Itacaré - Serra Grande. Esse foi um dos resultados obtidos em consulta pública realizada entre os dias 18 e 23 de maio de 2024.


O segundo uso considerado de mais impacto ambiental é a falta ou insuficiência de saneamento básico urbano (esgoto e drenagem), que recebeu 17,9% dos votos, seguido pelo uso indevido ou não manutenção de nascentes e matas ciliares (12,1%).



Além desses, a derrubada não autorizada de árvores para uso irregular da madeira recebeu 9,2% de votos; a poluição de solo e águas por inseticidas, herbicidas etc. pela agricultura empresarial, 8,1%; a mineração, inclusive extração irregular de areia e poluição por rejeitos químicos, 6,9%; a coleta irregular de lixo, os mesmos 6,9%; a caça e pesca irregular predatória ou em desrespeito aos períodos de defeso, 4%; a retirada, represamento e desvio de águas dos rios para consumo ou agricultura, 3,5%; e agricultura familiar de corte e queima, 1,2%.


A iniciativa do Instituto Tijuípe teve o objetivo de conhecer como a população enxerga quais os usos de solo e de recursos naturais que mais impactam negativamente as matas, lagoas, rios, praias e fauna na região. Os resultados serão apresentados para o Conselho Gestor da APA e vai gerar informações para o processo de revisão do plano de manejo, que está sendo desenvolvido pelo governo da Bahia.

81 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page