top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Pagode Por Elas busca construir nova década do pagode baiano



Uma iniciativa dedicada a mapear e divulgar mulheres pagodeiras da Bahia. É isso que o Pagode Por Elas se propõe a fazer, criado pelas jornalistas e empresárias Joyce Melo e Beatriz Almeida.


O pagodão baiano – ou pagode baiano – é um gênero nascido em Salvador (BA) que mistura samba-reggae e pagode, com presença de percussão e ritmo acelerado. Ele ganhou forma a partir da década de 1990, com grupos como É o Tchan e Parangolé.


A decisão de focar nas mulheres veio após uma pesquisa inicial que revelou a falta de conhecimento sobre mulheres do gênero e a ausência de estudos sobre o tema. A maioria das bandas mais conhecidas tem vocalistas homens. "Ficamos com medo de não ter conteúdo suficiente, mas quando buscamos uma mulher, puxamos várias outras. Essa foi uma das descobertas mais maravilhosas: há muitas mulheres no pagodão baiano", diz Joyce.


Hoje, a empresa já atua com mais de 30 artistas. A iniciativa conta com diferentes frentes de atuação: um canal de comunicação, um selo musical e formação. Além disso, produzem também o podcast Pagode por Elas e o Festival Pagode Por Elas, cuja primeira edição ocorreu em janeiro deste ano. “Nossa primeira edição teve uma lineup com 100% de mulheres do pagodão. Batemos o pé para manter a nossa curadoria exclusiva de mulheres”, conta Beatriz.


A meta da empresa é ambiciosa: construir uma nova década do pagodão baiano, com mais diversidade e igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. "Mapeamos as mudanças que acontecem na cena do pagode feminino e também através da atuação do Pagode Por Elas. É uma missão audaciosa, mas acreditamos no poder das mulheres em torná-la realidade”, explica Beatriz.


Dada a grandeza da meta, as atividades são muitas. Este ano, lançaram a segunda temporada do podcast Pagode por Elas, voltado para profissionais da música. Em maio, ocorre o lançamento do clipe da música “Eu sou pagodeira”, que faz parte do EP da iniciativa. Já no segundo semestre, está previsto o lançamento do clipe “É o pagode por elas”, faixa composta por Rai Ferreira.


12 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page