top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Projeto da Etiv leva Prêmio Pontos de Leitura 2023



O Ministério da Cultura divulgou, na quarta-feira (8/11), o resultado final da fase de seleção do Prêmio Pontos de Leitura 2023. E a organização da sociedade civil Etiv do Brasil, sediada no bairro da Passagem, em Itacaré, teve o projeto "LitClub da Etiv do Brasil" classificado entre os 300 que vão apresentar a documentação até o dia 16 de novembro.


A premiação é de R$ 30 mil para cada biblioteca selecionada. Os recursos podem ser usados para compra de livros, acervos multimídia, equipamentos e materiais de consumo, além de ações de formação e capacitação.


Aqui em Itacaré, o projeto "Escola Quilombola Maria Redonda" também foi classificado, mas ficou em 424º lugar (foram 627 projetos selecionados no total) e aguarda a fase de habilitação da documentação para ver se abrem novas vagas.


Também foram premiadas a "Biblioteca Comunitária do Bairro Novo", em Uruçuca, que ficou em 211º lugar, e o projeto "Mar de Livros", em Cairu, que ficou em 93º. Ambos também devem apresentar a documentação até o dia 16/11. E a "Biblioteca Comunitária Professora Emérita Castro", em Ipiaú, ficou classificada em 501º lugar e também aguarda a abertura de vagas.


"É gratificante ver como o Edital Prêmio Pontos de Leitura 2023 conseguiu alcançar todas as regiões do Brasil", afirmou a coordenadora-Geral de Livro e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Aline Franca. "A partir dos projetos enviados, identificamos trabalhos brilhantes realizados por bibliotecas comunitárias em contextos muito diversos, mas que possuem um ponto em comum: o compromisso com o Brasil leitor."


O Prêmio Pontos de Leitura 2023 contempla projetos que tenham contribuído para fortalecer a prática leitora em contextos urbanos e rurais, e que tenham contemplado povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira.


Entre os premiados, estão bibliotecas comunitárias localizadas em aldeias indígenas, terreiros, áreas de assentamento rural, periferias e tantos outros espaços que compõem a diversidade do país. Também foram selecionadas unidades comunitárias que atuam no fortalecimento de temáticas específicas, como a literatura de cordel, literatura indígena, gibis, autoria negra e LGBTQIA+.

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page