top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Bahia: editais apoiam gestão de agroindústrias familiares


Melhorar a produção, gestão e organização para mercados das agroindústrias familiares da Bahia. Esse é objetivo de dois editais lançados pelo governo estadual no final de maio.


Organizações da Sociedade Civil (OSC), associações e cooperativas interessadas em celebrar Termo de Colaboração podem participar deste processo de seleção. As inscrições ocorrerão em julho e as propostas devem apresentar contrapartidas, que podem ser financeiras, em bens ou serviços.


O Edital CAR n° 001/2024 é direcionado a organizações produtivas que fazem gestão de agroindústrias caracterizadas como "Dinâmicas". O foco são organizações que já possuem um certo grau de maturidade na gestão de negócios e acesso a mercados, apresentando uma estrutura adequada, mas que ainda precisam de melhorias para ampliar a comercialização de seus produtos.


As propostas devem envolver ao menos a contratação de profissional para Assessoria Técnica em Apoio a Gestão e Mercado (ATEG) e outro ou outra para Assistência Técnica e Extensão Rural na Base de Produção (ATER). Serão selecionadas até 90 propostas, com valor médio de R$ 700 mil. As inscrições serão realizadas de 1º a 8 de julho, no site da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional.


Já o Edital CAR n° 002/2024 é voltado para organizações produtivas denominadas "ativas", que também fazem gestão de agroindústrias de menor porte e que estão em estágios embrionários ou intermediários de desenvolvimento. Estas organizações possuem uma estrutura básica, mas enfrentam ainda fragilidades na gestão e ações mercadológicas incipientes.


O edital busca promover avanços na produção, produtividade e acesso ao mercado, devendo as propostas envolver obrigatoriamente a contratação de pelo menos um ou uma Agente de Negócios. Serão selecionadas até 320 organizações, com valor médio de R$ 180 mil. As inscrições serão realizadas de 1º a 15 de julho, também no site da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional.



41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page