Bahia: Selo Lilás segue com inscrições abertas até 26 de fevereiro
- Márcio Leal
- 19 de fev.
- 1 min de leitura

O governo da Bahia prorrogou, até o dia 26 de fevereiro, as inscrições para a 2ª Edição do Selo Lilás. A iniciativa certifica empresas públicas e privadas, entidades com ou sem fins lucrativos e organizações comprometidas com a promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho.
Ainda hoje, a desigualdade sofrida pelas mulheres no mundo de trabalho é impactante: são menores salários em funções similares, menor ocupação de cargos de liderança e casos constantes de assédio moral e sexual.
A secretária das Mulheres do estado, Neusa Cadore, explica que o Selo Lilás busca contribuir com essa mudança de realidade. "O Selo Lilás incentiva uma gestão organizacional que promova a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, no que se refere ao acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego, por meio da conscientização, da sensibilização e estímulo de empregadores e colaboradores, na prática. Essa certificação fortalece as políticas públicas voltadas para as mulheres e serve como modelo inspirador para outras regiões do país."
As empresas e organizações interessadas podem se inscrever no site www.selolilas.spm.ba.gov.br. Para serem reconhecidas, devem comprovar ações ou programas voltados à igualdade de gênero e à valorização das mulheres, como políticas antidiscriminatórias; promoção da igualdade salarial; incentivo à liderança feminina e ao desenvolvimento profissional; flexibilização de jornadas de trabalho para funcionárias gestantes ou lactantes; entre outras.
O programa foi criado pela Lei Estadual 14.343/2021, e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 22.173/2023. No ano passado, 83 empresas foram certificadas, com o Selo Lilás tendo validade por dois anos.
Comments