Curso fortalece pontos de cultura em territórios rurais
- Márcio Leal
- 18 de jan.
- 3 min de leitura

Estão abertas, até 29 de janeiro, as inscrições para o curso gratuito e à distância "Cultura Viva, Pontos de Cultura Rural e Políticas de Cultura para Territórios Rurais". O objetivo é fomentar ações dos pontos de cultura a partir das simbologias e representatividades da área rural.
São 60h de aulas, realizadas todas as quartas-feiras (exceto módulo 5), das 19h às 21h. Elas ocorrem na plataforma Google Meet e pelo canal do Pontão de Cultura Territórios Rurais e Cultura Alimentar e a Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais no YouTube.
Os encontros iniciam no dia 29 de janeiro e vão até 28 de maio. São 10 módulos:
AULA INAUGURAL (29/1): Aula-espetáculo aberta à toda a comunidade com a presença da coordenação do projeto e de todos os membros do Comitê Gestor - com cantorias e outras formas lúdicas de apresentar o curso e dar as boas vindas a todos os/as cursistas, ouvindo também suas expectativas.
CULTURA VIVA PARA TODOS (5 e 12/2): Política Nacional de Cultura Viva para o segmento de cultura de base comunitária no país, compartilhando sua origem, contexto histórico-cultural da criação dessa política, Lei Cultura Viva, ações da Política Nacional de Cultura Viva, importância desta política para o segmento de cultura de base comunitária no país, bem como os desafios e obstáculos enfrentados para sua plena efetivação.
AS CULTURAS POPULARES NOS TERRITÓRIOS RURAIS (19 e 26/2): Culturas populares nas políticas culturais para territórios rurais apresentando o panorama das diversas manifestações culturais presentes nas comunidades rurais, envolvendo conhecer as tradições, artesanatos, festas, música, dança e outras formas de expressão cultural específicas dessas regiões e que precisam ser preservadas e fomentadas para não correrem o risco de continuar desaparecendo.
A EDUCAÇÃO NO CAMPO (12 e 19/3): Educação do e no campo para o fortalecimento da cultura local, estimulando assim, parcerias com escolas rurais e educadores locais e instituições de ensino superior para desenvolver programas educacionais que valorizem e preservem os saberes, fazeres e tradições culturais locais.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NOS TERRITÓRIOS RURAIS (24 e 31/3): O papel da cultura no desenvolvimento econômico, social e ambiental nos territórios rurais, a visão geral das políticas culturais para territórios rurais, abordar conceitos chaves como identidade cultural, patrimônio cultural e desenvolvimento sustentável e como pode contribuir para a construção de políticas públicas direcionadas para o tema.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA (2 e 9/4): Turismo de base comunitária como forma de promover as culturas locais e gerar desenvolvimento socioeconômico sustentável, apresentando modelos bem-sucedidos de turismo comunitário em áreas rurais, garantindo que a comunidade tenha voz ativa em todo o processo e que os benefícios sejam distribuídos de forma justa.
CULTURA ALIMENTAR NAS COMUNIDADES RURAIS (16 e 23/4): Cultura alimentar nas comunidades rurais e como ela reflete a identidade local, compreendendo como os alimentos tradicionais e técnicas culinárias específicas são transmitidos ao longo das gerações e discutir a importância da valorização e proteção desse patrimônio cultural.
PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL NAS COMUNIDADES RURAIS (30/4 e 7/5): Patrimônio cultural material e imaterial como salvaguarda da memória e de práticas ancestrais presente nos territórios rurais, incluindo proteção de monumentos históricos, sítios arqueológicos, festividades tradicionais, lendas e práticas culturais transmitidas oralmente.
CULTURA VIVA NOS TERRITÓRIOS RURAIS (14 e 21/5): Cultura Viva, contexto rural e sua relação com a cultura, importância da valorização da cultura rural e de equipamentos culturais nos territórios rurais, conceito e características de Pontos de Cultura Rurais, exemplos de iniciativas bem-sucedidas, desafios e oportunidades para a inserção dos territórios rurais na política.
ENCONTRÃO FINAL DE ENCERRAMENTO (28/5): Encontro virtual ao vivo com a participação da coordenação do projeto, membros do Comitê Gestor e todas/os as/os cursistas para fechamento da atividade e orientações gerais com relação aos próximos passos (certificação etc).
O link de inscrição não está funcionando.
Onde posso me inscrever?