Edital da Neoenergia apoia projetos em quatro estados
- Márcio Leal
- 13 de abr. de 2024
- 1 min de leitura

Já estão abertas, até 29 de abril, as inscrições para o edital Transformando Energia em Cultura 2024, do Instituto Neoenergia. Os recursos serão investidos em projetos socioculturais aprovados nas leis de incentivo estaduais da Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Podem se inscrever iniciativas propostas por pessoas jurídicas dessas localidades que contribuam com pelo menos um dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 4 - Educação de qualidade; 8 - Trabalho decente e crescimento econômico; 11 - Cidades e comunidades sustentáveis; e 17 - Parcerias e meios de implementação.
“Somente em 2023, selecionamos 52 projetos socioculturais para recebimento de aporte financeiro por leis de incentivo dos estados contemplados. O Instituto Neoenergia segue trabalhando para que a importância da cultura para o desenvolvimento sustentável seja cada vez mais reconhecida”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto.
As inscrições são realizadas no endereço https://www.neoenergia.com/web/instituto-neoenergia/inscreva-seu-projeto. Foi disponibilizado um guia com todas as informações que serão solicitadas no formulário.
Bahia
Há um regulamento para cada estado, possuindo algumas diferenças entre eles. Na Bahia, o edital permite inscrições de projetos de Microempreendedores Individuais (MEI), organizações da sociedade civil (OSCs) sem fins lucrativos e produtoras culturais. Os projetos devem estar aprovados pelo FazCultura até o dia 15 de setembro.
As propostas selecionadas podem receber até R$ 200 mil de apoio, sendo 80% de recursos incentivados e 20% de recursos diretos da Neoenergia Coelba. O valor será informado no momento da contratação, podendo ser inferior ao solicitado no edital.
Todos os projetos deverão ser integralmente gratuitos, não podendo haver cobrança de ingressos. Eles devem ser realizados em até 12 meses, iniciando em 2025.
コメント