Especialização gratuita sobre etnia, raça e saúde está com inscrições abertas
- Márcio Leal
- 20 de jan.
- 1 min de leitura

Estão abertas, até esta terça-feira (21/1), as inscrições para o curso de especialização em Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Saúde. Realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a iniciativa promove reflexões críticas e propositivas em torno da questão étnico-racial no Brasil e suas múltiplas implicações para a consolidação do direito humano à saúde.
Com carga horária total de 540 horas - sendo 100 horas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso -, a formação gratuita é voltada a profissionais com graduação nas áreas da Saúde, Ciências Jurídicas, Ciências Sociais e Humanas e afins. São 20 vagas, das quais 30% são reservadas para pessoas negras, pessoas com deficiência e indígenas.
As aulas iniciam em 3 de abril e se encerram em 6 de novembro, sendo realizadas às quartas e quintas-feiras, das 8h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h. Elas ocorrem por meio da plataforma Zoom.
O curso será composto por apresentação de filmes e oficinas iterativas, onde serão debatidas as questões de racismo; direitos humanos; políticas públicas; ética; SUS; educação; saúde; LGBTQIA+; feminismo negro; racismo e sistema de justiça criminal; trabalho; religiosidade negra; e jurídicas, com foco nas relações étnico-raciais. Por promover uma discussão transversal com os movimentos sociais, serão realizadas oficinas de trabalho com representantes dos movimentos.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail para pseletivo.ensp@fiocruz.br.
Comments