top of page
Foto do escritorMárcio Leal

Instituto Tijuípe é selecionado para piloto do projeto Concordamos


O Instituto Tijuípe é uma das cinco organizações da sociedade civil (OSCs) de todo o país selecionada para participar da primeira edição do programa "Vote com Concordamos", realizado pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio). O objetivo é utilizar a ferramenta de votação digital para aprimorar a tecnologia e funcionalidades que a tornem ainda mais relevante.


"Estamos muito contentes por mais esse reconhecimento da atuação do Instituto Tijuípe para incentivar a participação da sociedade no dia-a-dia da gestão pública", afirma o diretor financeiro e coordenador de projetos, Márcio Leal.


O Concordamos é uma ferramenta para grupos que precisam definir prioridades e encontrar consensos. Aberta e gratuita, a ferramenta traz para o mundo digital a metodologia do voto quadrático.


O uso da ferramenta é indicado para quem precisa priorizar ideias ou propostas em grupo, encontrar pontos em comum entre muitas ideias ou até resolver disputas em coletivos. O resultado é uma votação mais representativa, principalmente das variedades de preferências do grupo.


Em uma votação normal todo mundo ganha um voto e quem, no final, tiver mais votos ganha. No Concordamos, todo mundo ganha a mesma quantidade de votos, mas pode usar mais votos para priorizar aquilo que mais deseja.


"O voto quadrático é um método onde as pessoas usam seus votos para selecionar mais de uma opção nas consultas. A diferença essencial ao processo que conhecemos é que podem ser dados mais de um voto em cada opção e isso implica em ter menos possibilidade de votar em outras. Dessa forma, fica mais visível a importância que as pessoas dão a um item", explica Leal.


Na última sexta-feira (3/5), o diretor do Instituto Tijuípe participou de treinamento sobre o Concordamos. "A ferramenta é bem simples e fácil de utilizar. Aproveitamos o momento, que tinha pessoas da equipe técnica do ITS-Rio, para propor melhorias ao Concordamos que podem ampliar sua utilização."


Agora, até esta terça-feira (7/5), a OSC vai apresentar duas propostas de uso da solução tecnológica, que devem ser realizadas até meados de junho. "Queremos utilizar no âmbito da revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Costa de Itacaré-Serra Grande, onde a participação social é muito incentivada e privilegiada. E o Concordamos vai ser muito importante para podermos priorizar as ações que precisam ser feitas", finaliza Márcio Leal.



79 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page