Nações Unidas destaca papel da cultura para a inclusão nas cidades
- institutotijuipe
- 27 de jan.
- 1 min de leitura

Promover o acesso à cultura é fundamental para tornar as cidades mais inclusivas, celebrando a diversidade e oferecendo a todas as pessoas a oportunidade de vivenciar a arte. Essa é a conclusão de texto divulgado na semana passada pelo Programa da Organização das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) nas redes sociais.
"É muito importante a leitura que a ONU faz sobre o papel da cultura na promoção do desenvolvimento social e econômico", destaca o diretor financeiro do Instituto Tijuípe, Márcio Leal. "A cultura é transformadora, tanto no reconhecimento da história de cada pessoa como na promoção de uma vida melhor."
Segundo a ONU-Habitat, música, teatro, cinema, dança e demais expressões artísticas são fundamentais para dar beleza à vida e promover o desenvolvimento humano. E integrar arte e expressões culturais ao planejamento urbano fortalece o senso de pertencimento, valoriza as identidades e celebra a diversidade.
A organização ainda aponta que eventos culturais têm o poder de transformar as cidades em lugares mais democráticos, criando oportunidades de convivência, troca e criatividade entre as pessoas. E, por isso, incentivar e investir em espaços e manifestações culturais pode revitalizar e enriquecer espaços urbanos, transformando praças, parques e ruas em palcos acessíveis para a população.
"A ONU-Habitat ainda ressaltou o retorno financeiro que a cultura traz para a sociedade. Não é gasto, é investimento que impulsiona o desenvolvimento econômico gerando oportunidades para artistas e para quem empreende, inclusive os pequenos negócios. Ela movimenta o turismo, fortalece o comércio e promove a economia criativa", finaliza Leal.
Comments