top of page

Plano Nacional de Cultura recebe contribuições até 13 de janeiro

  • Foto do escritor: Márcio Leal
    Márcio Leal
  • 27 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Foi prorrogado, até 13 de janeiro, o prazo para que as pessoas enviem propostas, votem em metas e contribuam com o texto-base do novo Plano Nacional de Cultura. A iniciativa, realizada por meio da plataforma digital Brasil Participativo, busca ampliar a participação da sociedade na elaboração das diretrizes das políticas culturais do país para os próximos 10 anos.


Até o meio de dezembro, a consulta pública registrou mais de 151 mil acessos, com 36,7 mil usuários únicos. Mais de 1,5 mil pessoas responderam à enquete de 16 perguntas. A mais respondida foi "As políticas culturais devem priorizar o enfrentamento ao racismo e ao machismo?", com 88,8% das pessoas concordando com ela.


Ainda foram apresentadas mais de 1 mil metas. O Instituto Tijuípe sugere às pessoas que atuam na área cultural que votem principalmente em três metas sugeridas:


  • Capacitação de conselhos e conselheiras de cultura: Desenvolver um programa permanente de capacitação obrigatória para conselheiros e conselheiras de cultura, com o objetivo de informar, atualizar e ampliar sua compreensão e competências. A proposta visa articular esses representantes (da sociedade civil e do poder público) como PARCEIROS da administração pública, promovendo uma atuação fiscalizadora, consultiva e deliberativa de forma colaborativa em políticas culturais, gestão de recursos e fortalecimento do papel do conselho junto ao executivo;

  • Capacitação de agentes culturais para a participação social: Desenvolver programa permanente de capacitação e sensibilização de agentes culturais sobre a participação social, suas instâncias formais de participação e iniciativas de transparência e controle social; e

  • Regulamentação do serviço de parecerista: Estabelecer normas para a contratação de serviço técnico especializado para a etapa de análise de propostas culturais, garantindo a execução transparente de contratos que definam condições mínimas de trabalho, tais como: a) documentação necessária à contratação do serviço para diferentes modalidades (PF/PJ), b) cumprimento de prazos para o pagamento, c) prazos de análise compatíveis à demanda, d) remuneração por reuniões e socializações, e) remuneração adaptável à complexidade do edital.


As cinco metas mais votadas de cada eixo serão avaliadas para possível inclusão no Plano. Além disso, proponentes das duas metas mais votadas poderão apresentá-las em reunião online com a equipe do Ministério da Cultura.


Comments


Logomarca comemorativa de 30 anos do Instituto Tijuípe
Estamos nas Redes
  • Facebook Clean Grey
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Tumblr Ícone
Endereço

Rua do Campo, 280

Entorno do Centro

45.530-000 - Itacaré (BA)

​​​

© 2023 by ECO THUNDER / Designer Mídia.Com

bottom of page