Você já caiu em uma fake news?
- Márcio Leal
- 16 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Nos últimos anos, o mundo vem debatendo o problema que as fake news e a desinformação trazem para a sociedade. Os problemas que as mentiras e as informações fora de contexto geram vão desde golpes que podem roubar apenas nossos dados e o pouco dinheiro que temos, passando por desacreditar conhecimentos científicos já com ampla comprovação e chegando até a interferir no dia a dia das nossas cidades, inclusive na política.
Para buscar conhecer melhor se o problema existe em Itacaré (BA), como as pessoas enxergam e quais caminhos podem ser criados para combater, o Instituto Tijuípe lançou, nesta terça-feira (16/7), a pesquisa "Fake News e Desinformação em Itacaré". São seis perguntas sobre o tema e cinco sobre a pessoa que está respondendo, todas apenas para escolher as opções mais adequadas.
"Ao conhecer o comportamento e o impacto das fakes news na cidade, teremos melhores condições de desenvolver nosso projetos de formação para a cidadania, que também incluem a chamada educação midiática", conta o diretor-geral do Instituto Tijuípe, Cosme Pereira Nunes.
Oito dicas
Apesar de, muitas vezes, ser difícil de diferenciar o que é fake news e o que não é, há oito dicas que podem ajudar a tornar o problema menor:
Considere a fonte da informação: tente entender a motivação e o propósito olhando outras publicações daquela fonte;
Leia além do título: títulos chamam atenção, mas não contam a história completa;
Cheque os autores: verifique se eles realmente existem e se são confiáveis;
Procure fontes de apoio: ache outras fontes que confirme a notícia;
Cheque a data da publicação: veja se a história ainda é relevante e se está atualizada;
Questione se é uma piada: o texto pode ser uma sátira;
Revise seus preconceitos: seus ideais podem estar afetando seu julgamento;
Consulte especialistas: procure uma confirmação sobre a notícia de pessoas independentes e com conhecimento.
Comments