Plano Clima Participativo recebe propostas da população
- Márcio Leal
- 12 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

A população pode participar, até 5 de agosto, da elaboração do Plano Clima Participativo. A plataforma está recebendo propostas e comentários que ajudem a definir como o Brasil pode enfrentar as mudanças climáticas e reduzir seus impactos.
Para participar, é necessário acessar com a conta Gov.Br. Cada pessoa pode apresentar até três propostas e votar em até 10.
Conter o aquecimento global, responsável pelas alterações dos padrões climáticos do planeta, é uma tarefa de todos os países. O esforço brasileiro nesse sentido será expresso no Plano Clima, que também apresentará medidas para prevenir e lidar com danos causados pela mudança climática. Ele vai guiar a política ambiental brasileira até 2035 e conta com o envolvimento de 18 ministérios do governo federal.
A proposta mais votada até agora é da Tânia, que defende a reestruturação e valorização da carreira de servidores públicos ambientais. Ela já conta com 1.211 votos e 123 comentários. Em seguida, vem a proposta de Leonardo, que sugere a substituição das termelétricas a carvão por pequenos reatores modulares (SMRs), com 442 votos e 41 comentários.
Ao todo são 17 temas que podem receber ideias:
Sistemas Alimentares
Biodiversidade, proteção e restauração florestal
Cidades e Turismo
Gestão de Riscos e Desastres
Indústria e Mineração
Energia
Povos e Comunidades Tradicionais; e Povos Indígenas
Igualdade Racial e Enfrentamento ao racismo
Recursos Hídricos
Saúde
Mulheres
Oceano e Zonas Costeiras
Educação e Conhecimento Científico
Instrumentos econômicos e financeiros
Governança e sistemas jurídicos
Emprego e Renda
Resíduos e Economia Circular
Além da participação digital pela plataforma Brasil Participativo, o texto do Plano Clima estará em discussão em outros ambientes presenciais e online. Serão promovidas reuniões, diálogos e encontros, além da Conferência Nacional de Meio Ambiente, em fevereiro de 2025. Um Grupo Técnico de Trabalho será incorporado ao processo de construção do Plano Clima Participativo.
Comments