Conselho de Cultura recebe opiniões sobre recursos da Aldir Blanc em Itacaré
- institutotijuipe
- 14 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

O Conselho Municipal de Política Cultural está ouvindo a população de Itacaré (BA) sobre como devem ser usados os recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O município recebeu quase R$ 226 mil para investir no desenvolvimento da cultura.
Para participar, basta acessar a consulta pública. Para responder, é muito simples. São quatro perguntas para marcar qual ou quais opções você considera mais corretas e uma pergunta onde você pode escrever o que desejar.
As perguntas foram elaboradas a partir do Plano de Ação que a prefeitura aprovou junto ao Ministério da Cultura. São elas:
Quais áreas da arte e cultura você considera que devem receber recursos de fomento (escolha até 3)?
Quais espaços culturais públicos você considera que precisam passar por reformas ou serem modernizados para ampliar sua atuação cultural?
Você concorda que espaços e organizações culturais não-públicas recebam apoio continuado para manutenção?
Você concorda com a importância de realizar investimentos para reforçar a Política Nacional de Cultura Viva (Pontos de Cultura), por meio de bolsas, prêmios etc.?
Deixe aqui outras ideias e opiniões que você tenha e que possam contribuir para a realização do Plano Anual de Aplicação de Recursos da PNAB em Itacaré:
As respostas vão subsidiar a elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR). Esse plano deve ser publicado no Diário Oficial de Itacaré e apresentado ao governo federal até 31 de julho. Após essa fase, a prefeitura pode começar a realizar os editais para selecionar agentes culturais e repassar os recursos.
"A iniciativa do Conselho de Política Cultural é uma oportunidade essencial para toda cidade, tanto para quem atua na área cultural como para quem não atua, mas que será público de tudo que for financiado. Ouvir e respeitar os anseios da população é o caminho democrático para que tenhamos a cultura cada vez mais reconhecida em Itacaré", destaca o diretor financeiro e coordenador de projetos do Instituto Tijuípe, Márcio Leal.
Espero q todos os recursos captados sejam realmente distribuído c em partes iguais p todos aqueles da comunidade q façam por merecer !